top of page

Equipamentos que utilizamos no nosso dia-a-dia.

Atualizado: 29 de mar. de 2021

Quer saber quais equipamentos nós utilizamos e que nos auxiliam no diagnóstico das manifestações patológicas?


Sem dúvidas, na área de engenharia diagnóstica há uma infinidade de equipamentos e ensaios que podem ser utilizados para auxiliar no entendimento do surgimento das manifestações patológicas. Vamos mostrar algumas ferramentas que utilizamos no nosso dia-a-dia.


Câmera Termográfica

A termografia por infravermelho é uma técnica de ensaio não destrutivo que vem sendo utilizada para detectar falhas em equipamentos elétricos, bem como alterações em diferentes partes do edifício tais como a cobertura, os sistemas estruturais, os sistemas de vedação em alvenaria e os revestimentos. Nossa maior utilização dessa tecnológica está relacionada com a detecção de excessos de umidade e temperatura, que são altamente responsáveis por danos nos materiais e comprometem a habitabilidade da edificação.


Detector de Materiais

O detector de materiais é um equipamento localizador eletrônico com display digital. O aparelho consegue localizar barras de aço, tubulações e eletrodutos com fiação elétrica, mostrando seu diâmetro e, em alguns equipamentos mais avançados, apresenta também a espessura de cobrimento das barras até 12 cm distantes da superfície. Muito utilizado para detectar a presença de vergas e contra-vergas nos vãos das aberturas e localizar a posição dos sistemas complementares antes de iniciar as reformas.


Drones

Equipamento muito utilizado para realização de Inspeções Prediais, nos auxiliam a enxergar detalhes em locais de difícil acesso e a mapear fachadas.


Detector de Umidade

Outro equipamento que também é bastante utilizado, e que complementa a câmera térmica na busca por focos de umidade é o detector de umidade. É um equipamento bastante simples, possuindo agulhas acoplados em sua carcaça. Esses pinos servirão para perfurar o material para que a o teor seja medido e lido com precisão pelo aparelho. São fabricados com sensores que funcionam diretamente pelo contato, somente encostando no material.

 

E você, já conhecia esses equipamentos?

Comments


bottom of page