O que é corrosão de armadura?
- JM Engenharia Diagnóstica
- 20 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de abr. de 2021
A corrosão de armadura é um exemplo de processo eletroquímico, no qual as reações provenientes possuem natureza expansiva, ocasionando o surgimento de tensões de tração no concreto que levam à fissuração, bem como do lascamento da camada de cobrimento. Esses fatores ocasionam a perda de aderência entre a barra de aço e o concreto, a redução da seção transversal das barras, e em casos mais graves podem ocasionar o colapso da estrutura.
As reações de corrosão são desencadeadas quando ocorre a despassivação da armadura, ou seja, a destruição da película protetora da barra de aço, em conjunto com a presença de um eletrólito (solução aquosa), oxigênio, bem como uma diferença de potencial. De acordo com o tipo de despassivação da armadura, ocorre a formação de corrosão generalizada, que pode ser ocasionada pela ação da carbonatação ou por pites (puntiforme/localizada) quando há a presença de íons cloreto.

Sendo assim, o diagnóstico adequado da corrosão se faz necessário entender as origens, causas e mecanismos envolvidos na sua iniciação e propagação. Uma vez diagnosticado, é possível realizar prognósticos e terapias adequadas para sanar o problema.
Você já se deparou com isto em seu imóvel? Nós podemos te ajudar! Entre em contato agora mesmo.
Comentarios