COMO ESCOLHER PRESTADORES DE SERVIÇOS EM CONDOMÍNIOS?
- JM Engenharia Diagnóstica
- 23 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Muitas dúvidas vêm à tona quando o assunto é a realização de manutenções por parte do condomínio, em especial, sobre o que deve ser contratado primeiro ou priorizado, dentre todos os problemas existentes. O objetivo deste artigo, é auxiliar você, síndico (a) ou gestor (a) da sua edificação, a conseguir escolher corretamente o prestador que irá executar o serviço de manutenção.

O QUE DEVE SER EXIGIDO NA HORA DE CONTRATAR MANUTENÇÕES
Segundo a norma ABNT NBR 5674:2012 - Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção, existem três tipos de profissionais aptos para a execução de manutenção, sendo eles:
Empresa capacitada: organização ou pessoa que tenha recebido capacitação, orientação e responsabilidade de profissional habilitado e que trabalhe sob responsabilidade de profissional habilitado
Empresa especializada: organização ou profissional liberal que exerce função na qual são exigidas qualificação e competência técnica específicas
Equipe de manutenção local: pessoas que realizam diversos serviços, tenham recebido orientação e possuam conhecimento de prevenção de riscos e acidentes.
O responsável pela contratação do serviço deve exigir da empresa contratada, os seguintes documentos:
Acompanhamento técnico, mediante apresentação da responsabilidade técnica (ART ou RRT);
Plano de trabalho e descrição dos serviços;
Quando realizados serviços em altura, apresentação das certificações de Norma Regulamentadora (NR 18 e NR 35);
Nota Fiscal de Prestação de Serviços (NF).

No entanto, a depender das dimensões do condomínio e do grau de complexidade dos sistemas, o síndico/responsável pela manutenção acaba tendo dificuldades em organizar e priorizar a contratação destas.
A melhor forma de resolver este problema é através de um Laudo de Inspeção Predial, que mostra o estado de saúde que o condomínio se encontra, apresenta os problemas existentes e qual é a causa e o tratamento recomendado. Como produto, se tem a organização de todas as falhas e anomalias, em ordem de prioridade.
Com este documento, e seguindo as recomendações mostradas anteriormente para a escolha dos profissionais, o(a) síndico(a) tem visão e entendimento sobre o que deve ser executado primeiro.
COMO SABER A CADA QUANTO TEMPO FAZER MANUTENÇÕES?
Se você já tem um laudo de inspeção predial ou gostaria de saber sobre a periodização das manutenções, ou seja, a cada quanto tempo cada sistema deve receber manutenção, nós te apresentamos o plano de manutenção.
É um documento auxiliar a inspeção predial, que contém o indicativo de quem deve ser a empresa responsável pela execução da manutenção, com que periodicidade deve ser feita, e o melhor, como deve ser executado.
A JM Engenharia Diagnóstica é uma empresa especializada em Laudo de Inspeção Predial e elaboração de planos de manutenções. Nós somos os responsáveis pela saúde do seu condomínio.
Comments