Principais problemas com a impermeabilização de reservatórios
- JM Engenharia Diagnóstica
- 20 de set. de 2022
- 2 min de leitura
A estanqueidade é uma característica essencial aos reservatórios de água, uma vez que as infiltrações podem causar o surgimento de manifestações patológicas nas estruturas, deteriorando-as e prejudicando o seu desempenho, além de interferir na habitabilidade da edificação, já que a incidência de umidade nos ambientes torna-o insalubre. A impermeabilização confere segurança e durabilidade aos reservatórios de água.
Para reservatórios de água potável não podem ser utilizados quaisquer tipos de impermeabilização, já que alguns materiais podem ocasionar a contaminação da água. Logo, o material selecionado deve atender aos requisitos da norma ABNT NBR 12170/2017 - Materiais de impermeabilização - Determinação da potabilidade da água após o contato. As Figuras abaixo mostra o que a falta ou falha de impermeabilização pode causar nos ambientes inferiores.
Assim como para os demais ambientes que necessitam de impermeabilização, o sistema de impermeabilização dos reservatórios também deve ser selecionado conforme ABNT NBR 9575/2010 - Impermeabilização - Seleção e projeto, e serem executados conforme recomendações da ABNT NBR 9574/2008 - Execução de impermeabilização.
O tipo mais comum de impermeabilização semiflexível utilizado em reservatórios é a argamassa polimérica, sendo um material de base cimentícia produzido com aditivos, polímeros e minerais específicos que conferem ao produto características impermeabilizantes. É um material bicomponente de baixo custo e fácil aplicação, sendo necessário apenas a mistura dos componentes e está pronto para ser aplicado no local.

Apesar das vantagens citadas, este impermeabilizante não deve ser utilizado nas lajes de cobertura dos reservatórios, uma vez que se deteriora na presença de vapores de água com cloro, deixando a estrutura de concreto também exposta a este elemento agressivo e podendo assim ocasionar a corrosão da armadura (conforme figura abaixo).

É extremamente importante que seja realizada uma avaliação das condições do reservatório antes de iniciar o processo de recuperação e impermeabilização. O laudo técnico deve ser executado por uma empresa especializada na área, como a JM Engenharia Diagnóstica.
Comments